APLICAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL PARA CAPACITAÇÃO EM TORNO CONVENCIONAL

Anderson Alves de Oliveira, Giovanna Paulussi Tofanetto, Julia de Freitas, Paulo Cesar da Silva Emanuel, Antonio José do Couto Pitta

Resumo


A integração da realidade virtual na educação tem ampliado o acesso a recursos antes restritos para treinamento, além de oferecer experiências imersivas em situações de risco de acidentes. Isso tem contribuído para estimular uma postura mais participativa e engajada por parte dos alunos em relação aos estudos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta virtual de simulação 3D para a aprendizagem de usinagem em um torno convencional ROMI, utilizando-se óculos de Realidade Virtual (VR). A ferramenta é um complemento na aprendizagem, permitindo maior interação do aluno com o conteúdo sem a exposição aos riscos de acidentes e melhorando sua formação. Propõe-se uma trilha de aprendizagem para o desenvolvimento de competências alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Engenharia, de 2019, seguindo a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), baseando-se na Metodologia SENAI de Educação Profissional. A trilha de aprendizagem está dividida em três fases progressivas, onde cada fase prepara os alunos para a seguinte, desenvolvendo gradualmente conhecimentos, habilidades e atitudes. A primeira fase da trilha prepara os alunos para reconhecer os elementos da máquina e suas ferramentas; a segunda fase aborda o reconhecimento dos elementos do painel e a resolução de problemas; e a terceira fase enfoca a interpretação de desenhos e operações de usinagem. O protótipo inclui o modelo 3D do torno, bem como painéis e quadros interativos que oferecem feedback instantâneo sobre a precisão das lições realizadas pelos alunos.


Palavras-chave


Realidade Virtual (RV); Usinagem Industrial; DCNs de Engenharia

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