KANBAN S.A: SERIOUS GAME PARA O ENSINO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO.

Filipe Teixeira de Carvalho, Joaquim José da Cunha Júnior, Otávio Gomes de Oliveira

Resumo


No atual contexto educacional e de mercado, é pertinente propor uma revisão sobre o ensino de engenharia tradicionalmente teórico, inadequado para acompanhar as exigências que o mercado impõe ao profissional. Em geral, as metodologias utilizadas são incapazes de aproximar os estudantes dos problemas reais e de desenvolver suas competências socioemocionais. Os jogos de simulação apresentam uma alternativa para se aliar o conteúdo teórico à prática, inserindo os estudantes em situações vivenciadas nas empresas. Além disso, é visto na literatura que essas práticas são utilizadas para motivar os estudantes a desenvolver e aplicar seus conhecimentos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo criar uma nova ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem relacionada ao ensino da gestão de produção, aplicar o trabalho idealizado em turmas de engenharia e mensurar os resultados do método de ensino em questão.


Palavras-chave


Ensino de Engenharia, Gestão da produção, Jogos sérios, Jogos de simulação, Metodologia ativa.

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