BEFASTER: A APLICAÇÃO LÚDICA DA ENGENHARIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Júlia Cortez

Resumo


O trabalho a seguir descreve o desenvolvimento de um jogo criado a partir dos conteúdos administrados nas disciplinas de Circuitos Digitais I (EEE113) e Circuitos Digitais II (EEE120) do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Passo Fundo.

O desenvolvimento deste jogo surgiu como opção de avaliação para a disciplina de Circuitos Digitais II e seu desenvolvimento contou com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas em questão. Tal circuito, conta apenas com o uso de componentes discretos, sem microcontrolador ou parte programável, apenas hardware. Como opção de avaliação optou-se pelo desenvolvimento de um circuito lúdico ao invés de um relógio digital ou medidor de RPMs, por exemplo. O jogo, que acabou por ser chamado de Befaster, foi projetado pelos acadêmicos do 5º nível, em conjunto com o professor das matérias abordadas e pode ser definido como uma “grande aplicação de dois semestres”.

A proposta está baseada na ideia de colocar a teoria em prática, tendo em vista a formação de um aprendizado mais significativo, uma vez que torna o aluno um agente atuante e não um mero espectador. Envolvendo assim, a interação com suas dúvidas e a busca de possíveis soluções de problemas. Acredita-se que isso mostra ao estudante a dimensão do que realmente é a engenharia, possibilitando novas reflexões que muitas vezes, não são perceptíveis em sala de aula.

Palavras-chave


Projeto; jogo; eletrônica digital.

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